Eu uso o Linux porque é divertido!

Encontrei no slashdot esse artigo muito interessante, que fala sobre a razão real pela qual utilizamos o Linux, e achei o mesmo bem interessante. O Linux sempre foi parte da minha vida profissional, e utilizo este sistema de código aberto desde que me entendo por gente. Esse é um ponto de vista sobre o qual eu definitivamente não havia pensado!

E eis a razão real pela qual utilizamos o Linux: nós usamos o Linux porque é divertido!

Pois é, no final das contas é por isso mesmo. Nós gostamos de justificar nossa preferência pelo Linux dizendo às pessoas que o utilizamos porque o Linux é seguro. Ou porque ele é grátis e livre, ou porque é customizável, ou porque temos um suporte excelente da comunidade…

Mas isso tudo é besteira. Pura balela marketeira. Nós dizemos isso aos não-adeptos ao Linux porque eles não conseguiriam entender a razão real. E de tanto falarmos essas falsas razões, nós terminamos por acreditar nas mesmas.

Mas, lá no fundo, a razão real pela qual utilizamos o Linux se esconde. Nós usamos o Linux porque é divertido!

É divertido brincar o com sistema. É divertido mudar todas as configurações, quebrar o sistema e ter que dar boot em modo de recuperação para fazer com que ele volte a funcionar. É divertido ter mais de 100 opções de escolha quando falamos de uma distribuição.

E, para não deixar dúvidas, deixe-me dizer novamente: é divertido usar a linha de comandos!

Não há dúvidas de que os não-adeptos ao Linux jamais iriam entender.

O ponto dos fans do Linux é simples: nós o utilizamos pelo ser o que é. Claro, claro que gostamos de trabalhar. Também gostamos de economizar dinheiro, e estar livre de vírus. Mas estes são somente efeitos colaterais. O que nós realmente gostamos de fazer é fuçar o sistema, e descobrir fatos sem sentido e ainda assim fascinantes sobre o SO.

Existem três razões principais pelas quais o Linux é divertido:

1. O Linux te dá controle completo!

Alguma vez você já tentou parar um processo no Windows e o SO não deixou? Já tentou deletar um arquivo, e você não conseguiu? Mesmo quando você tinha direitos administrativos?

O Linux deixa você fazer qualquer coisa. Esse é o grande benefício de logar no sistema como um usuário. Se você logou como root, o Linux assume que você sabe o que você está fazendo. Depois que você vira root, tudo é permitido.

2. O Linux não é largamente utilizado

Esse ponto é um paradoxo. Nós reclamamos que o Linux não é tão popular. Mas esta é justamente uma das razões pela qual o utilizamos. Nós dá a sensação de sermos especiais, como se fóssemos melhores do que “as massas ignorantes”.

Se o Linux se tornasse muito popular, nós provavelmente o trocaríamos por alguma outra coisa. Ou no mínimo, desenvolveríamos uma distribuição obscura, que somente nós utilizaríamos. Porque, vamos encarar: nós gostamos de nos sentir especiais.

3. O Linux é livre

Nós temos acesso aos fontes de todas as nossas aplicações. Se eu preciso saber como uma parte específica do sistema operacional funciona, eu posso. Isso nos permite manipular e ajustar os nossos sistemas. E nós adoramos fazer isso!

É obvio que não podemos dizer aos não-adeptos que nós utilizamos o Linux porque é divertido – eles nos internariam em asilos para deficientes mentais mais rapidamente do que você consegue dizer ‘paralelepípedo’. Então infelizmente precisamos continuar falando as “falsas” razões às quais já estamos acostumados a dizer.

Mas talvez, só talvez, na próxima vez que alguém me perguntar porque eu uso Linux, abrirei um grande sorriso e responderei: “Uso porque é divertido!

Fonte: The REAL reason we use Linux.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>