Windows Vista: Efeitos de câmera lenta no Aero

Se você já usou um MAC, sabe que quando você segura a tecla SHIFT e minimiza/maximiza ou fecha um programa, o MAC OSX faz isso para você em câmera lenta (slow motion). O Vista oferece esse recurso também, mas para habilitar o mesmo é necessário fazer uma pequena modificação no registro do Windows! Vamos ao que interessa:

Essa dica realmente não é muito útil, mas é bem interessante e serve para impressionar seus amigos (hehehehe!). A animação de slow motion é habilitada se adicionando duas chaves do tipo DWORD no registro do Vista. Note que a animação só vai ocorrer enquanto você segurar a tecla SHIFT – se no meio da animação você solta-la, a janela vai minimizar rápidamente de novo.

Nota importate: Para poder ver os efeitos dessa modificação, é necessário que você esteja rodando o tema Aero Glass do Windows Vista. Se a sua placa de vídeo não é capaz de executar o aero (alguns PC’s mais antigos ou notebooks mais simples não conseguem), você nao vai conseguir ver esse efeito.

Como sempre, vou deixar você livre para modificar o registro manualmente, ou se você desejar, vou disponibilizar também um arquivo .reg que faz as modificações diretamente no registro, sem necessidade de mexidas no regedit.

Procedimento manual:

1. Abra o regedit (digite ‘regedit’ na caixa de busca do menu iniciar, e depois botão direito e executar como administrador).

2. Uma vez no regedit, navegue até a chave “HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\DWM

3. Uma vez nesta chave, crie dois novos valores D-WORD (32 bits), clicando com o botão direito no lado direito da tela e selecionando novo->D-WORD(32 bits).

Capture

4. As chaves devem se chamar “AnimationsShiftKey” e “Animations”, e ambas devem ter o valor de “1”. Seu regedit deve ficar assim:

Capture

5. Depois disso, basta reiniciar – o PC ou o serviço do Window Manager do Windows Vista. Para reiniciar o serviço do Window Manager, basta abrir um prompt do DOS (cmd) com privilégios administrativos, e digitar:

 

1
2
net stop uxsms
net start uxsms

Pronto. Agora segura o SHIFT e minimize uma janela para ver o efeito!

Procedimento automático

Esse procedimento é bem mais simples. Basta baixar o arquivo SlowMotionAnimations, descompactar e clicar duas vezes para executar. Ao clicar duas vezes, uma pergunta será feita e você precisa responder “Sim’.

Depois disso, basta reiniciar o PC (ou seguir o passo 5 do procedimento manual) e testar o novo efeito., segurando a tecla SHIFT e minimizando/maximizando uma janela!

Fonte: Enable slow-motion aero animations in Windows Vista

4 comments

  1. Muito bom… Funcionou perfeitamente…
    parabens pelo post…

  2. Eh MANO! MUITO BOM MESMO..
    LINDO POST!
    CONTINUE ASSIM!
    ABRAÇOS!

  3. Muito bem, funcionou direitinho!

    Mas vc sabe como mudar o estilo de tal efeito? Seria legal se fosse possível…

    Abraço, té +

  4. Excelente deu certo aaqui no meu windows vista ultimate valeu cara!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *