Windows Vista: Remova Drivers que você não precisa!

Depois de alguns meses utilizando o seu computador intensamente, ou até depois de realizar um upgrade na configuração da sua máquina, o Windows ficará carregando no boot vários drivers que você não precisa. Isso termina causando problemas de lentidão, ou de incompatibilidade quando você pluga um novo hardware. O Windows mantém esses drivers carregados para “agilizar” a conexão dos mesmos – por exemplo, um pen-drive.

O que também acontece é quando você muda constantemente de portas USB na hora de conectar o seu pen-drive – o Windows vai manter uma cópia do driver instalada para cada porta diferente onde você conectou seu pen-drive. Portanto, é recomendável que você utilize uma única porta USB para plugar seu pen-drive, e procure sempre executar o procedimento de remoção dos drivers que você não precisa mais. Mas vamos ao que interessa:

Tudo o que você precisa fazer é setar uma variável de sistema para permitir que você veja no Gerenciador de dispositivos os drivers instalados para esses dispositivos desconectados. É bem simples:

Passo a passo: execute o command prompt em modo administrador. Digite “cmd” na caixa de buscas do menu iniciar, e use a combinação de teclas “Crtl+Shift+Enter” para executar o cmd como administrador (você também pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Executar como administrador”).

Uma vez no cmd, digite:

1
SET DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES=1

Não saia desse prompt do DOS ainda!

Depois disso, digite: devmgmt.msc para abrir o Gerenciador de Dispositivos. A sua tela do prompt deverá se parecer com a seguinte:

image

Uma vez no Gerenciador de Dispositivos, acesse o menu Exibir (View) e marque a opção “Exibir dispositivos ocultos”.

image

Eu, por exempo, tinha mais de 6 mouses instalados, justamente por esse “samba” de troca de portas USB, e mais uma cacetada (desculpem a expressão) de Pen-drives das mais diversas marcas (plugando bilhões de pen-drives, de amigos e colegas). Todos os dispositivos que não estão instalados no computador vão aparecer com o ícone um pouco ofuscado, em cinza:

image

Agora é só sair clicando nos dispositivos que você não precisa mais, que quebraram ou que você pegou emprestado, e sair desinstalando pela opção “desinstalar”.

Descobri que essa ação pode resolver alguns problemas estranhos nessa parte de detecção de hardware, principalmente quando você terminou plugando bilhões de dispositivos diferentes pela porta USB. Esse procedimento não necessariamente vai melhorar a performance da sua máquina, mas quanto mais organizado o seu computador estiver, melhor será a sua saúde, concorda?

Ah sim, essa dica também funciona com o Windows XP.

Fonte: Remove old drivers after upgrading to new hardware.

1 comment

  1. Valeu pela dica, foi de muita valia e funciona no XP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *