21
Apr 09

Meu lema: There is no progress without change

Lema, ou Motto (em inglês), “é uma ideia expressa por uma frase que serve de guia ou de motivação para uma pessoa […] condensam valores comuns que justificam uma ação comum” (definição completa da Wikipedia).

Sempre admirei pessoas que pregam e realmente seguem seus lemas. Boris Gloger e o seu famoso In SCRUM we trust, claramente inspirado no lema que está impresso no dólar americano – In god we trust. Tem também aqueles lemas “genéricos”, como o do filme Sociedade dos poetas mortos – Carpe diem, ou Aproveite o dia.

Ao meu ver, um lema ou mote não precisa ser original. A maioria dos lemas que já vi são simples reciclagens ou reescritas de lemas mais antigos. O que é importante no lema é que ele traduza a sua motivação, e condensem os seus valores.

Até então, meu sentimento em relação a um lema era esse: admiração. Até que estava lendo uma reportagem sobre a eleição do Barack Obama (coisa antiga) quando vi um cara segurando um cartaz com os seguintes dizeres:

There is no progress without change.

Nesse momento, tive uma epifania. Foi como uma lâmpada se acendendo na minha cabeça. Era exatamente isso que eu estava procurando!

Não é um lema original, pois não sou o autor, mas acredito que a frase traduz muito bem os meus valores e se conecta muito bem com os valores do trabalho que desenvolvo com métodos ágeis e Scrum. Não a mudança burra, mudar por mudar, mas a mudança atrelada ao conceito do progresso, da melhoria contínua. Por isso mudei o título desse blog. Esse é o meu lema! Qual é o seu?


20
Apr 09

4o encontro Scrum user-group Recife: como foi?

Fiz um relato no blog do Scrum user-group de Recife, falando como foi o nosso 4o encontro. Neste encontro, apresentei o caso de sucesso de implementação do Scrum na Provider Sistemas, empresa que já tinha MPS.BR nível G no início da implementação do Scrum, e terminou no mês de Março/2009 sendo avaliada e subindo o nível da sua avaliação para o nível F.

Para mim, falar desse case foi mais do que uma vitória, pois estive na empresa desde o início do processo de avaliação – tanto para o nível G como para o nível F, e participei ativamente da implantação do Scrum, e da batalha para manter o MPS.BR aderente ao nosso processo!

Confiram o post lá no blog do scrum.org.br!


14
Apr 09

Palestra no Scrum Gathering!

Neste último final de semana, recebi a excelente notícia de que uma das minhas propostas de apresentação que enviei para apresentar no Scrum Gathering Brazil 2009 foi aprovada. Irei falar, junto com a Ana Roullier, sobre os desafios e resultados da criação e manutenção do Scrum user-group Recife, e tentar plantar a semente para que outros user-groups nos mesmos moldes sejam criados nacionalmente!

A nossa palestra será no segundo dia (13/05/2009) das 09:45 às 11:00 da manhã. Confira a programação completa do Scrum Gathering Brazil 2009 aqui.

Além disso, tenho uma outra excelente notícia: uma turma grande, que faz parte do Scrum user-group de Recife, também teve palestras aprovadas. Diego Asfora, Gustavo Coutinho e Luciano Félix também estarão apresentando trabalhos durante o Scrum Gathering!

E para quem ainda está decidindo se vai ou não: A ScrumAlliance lançou uma promoção: inscrição para os 200 primeiros inscritos será de apenas US$ 200,00! O evento é imperdível, e contaremos com a presença de nomes ilustres, tais como Ken Schwaber, Jim Cundiff, Boris Gloger, Alexandre Magno, Juan Bernabo, Danilo Bardusco, Guilherme Chapiewski, entre outros!


13
Apr 09

5o encontro Scrum UG Recife

A organização do Scrum user-group Recife acabou de divulgar os detalhes do 5o encontro do grupo de usuários, que irá acontecer no próximo dia 22/04/2009. Neste encontro, discutiremos sobre desenvolvimento de sistemas embarcados usando Scrum, e conversaremos sobre o Scrum Day Recife, que acontecerá no dia 28/04/2009, na AESO.

Para saber mais detalhes do evento, clique aqui.


12
Apr 09

Recife Scrum Day: Abril

Se você acompanha esse blog, sabe que estou bastante engajado com o desenvolvimento do grupo de usuários de Scrum de Recife. Colaboro com o grupo através do BLOG e ajudo na organização dos eventos conduzidos pelo grupo. O próximo evento, que deverá se tornar periodico, a ser organizado com apoio do Scrum UG Recife será o Recife Scrum Day.

O molde desse evento nasceu nas discussões do grupo, e a iniciativa em realizar o evento foi do pessoal da Barros Melo/AESO, do curso de sistemas de informações.

O evento está com data marcada e agenda montada, e apresentarei algumas palestras e darei alguns mini-cursos por lá.

Confira o site do evento para saber mais detalhes!

Aguardo vocês por lá!