Trabalhos: Groovy & Grails

Hoje postei uma apresentação que fiz sobre Groovy e Grails na faculdade, na seção de Trabalhos do site. Quem me apresentou ao Groovy e ao Grails foi Marcos Pereira, do Motor Curiosidade, e terminei ficando impressionado pelo poder dessa dupla dinâmica. Tive a oportunidade de pagar uma cadeira com um professor mente aberta, que não fez objeções quanto à utilização de uma linguagem e um framework não muito populares para fazer meu trabalho.


 

O Groovy é uma linguagem nativa da máquina virtual java, incluída oficialmente na especificação da máquina virtual da Sun. É uma linguagem com uma curva de aprendizado mínima para programadores Java, além de ser simples de ler e de manter.

Já o Grails é um framework para desenvolvimento de aplicações Web, que utiliza o Groovy como linguagem de programação principal. Como Groovy ainda é Java, também é totalmente possível ter código java em uma aplicação criada com o Grails – inclusive, o próprio Grails já utiliza nativamente o Hibernate para abstração objeto-relacional.

Um bom ponto de partida são os sites de ambos os projetos (hospedados no codehaus):

Groovy – http://groovy.codehaus.org
Grails – http://grails.codehaus.org

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *