Boris Gloger: Visita surpresa na Provider Sistemas

No dia 09/10/2008, eu e o Marcos Pereira havíamos acabado de terminar uma retrospectiva em um dos nossos projetos, quando o meu celular toca. Era Ana Cristina, da SWQuality. Quando atendi, Ana falou que estava na portaria da Provider, e que precisava deixar comigo um “material” do curso de CSM que eu e o Marcos iríamos participar na próxima semana (dias 13/10 e 14/10). Achei meio estranho, mas disse “Ok Ana, vou te encontrar aí na portaria”.

E lá fui eu, ainda com aquela pulga atrás da orelha… Quando cheguei na portaria, vi que Ana não estava sozinha: havia trazido um ilustre convidado: Boris Gloger. Já conhecia o Boris através do seu blog, e pude trocar algumas idéias com ele no evento do SPIN que aconteceu aqui em Recife há uns meses atrás. Estava realmente animado para este treinamento de CSM, mas essa visita realmente me surpreendeu.

O que se seguiu foi cerca de 1 hora de conversas e apresentações. Toda a empresa parou para assistir o Boris quando ele foi ao quadro branco nos dar dicas de como lidar com Bug’s, como otimizar o nosso taskboard, e depois tivemos uma longa conversa sobre Definition of Done. Foi certamente uma tarde extremamente enriquecedora.

Há três dias atrás, o Boris postou um artigo em seu blog falando sobre a visita dele à Provider, e as suas impressões a respeito do trabalho que temos desempenhado. Segue tradução do artigo para português, na íntegra:

Eu quero mostrar como o Scrum cresce no Brasil. Mais e mais empresas no Brasil estão começando a utilizar o Scrum para aumentar a produtividade dos seus times. Nesse departamento de desenvolvimento de software, todo o departamento utiliza Scrum. Todos os 4 times têm taskboards, e começam a fazer as coisas certas. Eles têm feito progressos crescentes porque os seus ScrumMasters são grandes entusiastas do Scrum. E eles têm visto os resultados.

Eu fiz um coaching improvisado, porque eu queria apenas visita-los. Eles são clientes da SWQuality, em Recife/Brasil.

Ana queria me mostrar o time em que ela faz coaching. Ana (CSM) e Igor (Certified ScrumMaster) combinam o melhor do CMMi com Scrum. Utilizando técnicas muito interessantes do CMMi, eles são capazes de medir o aumento da produtividade. Eu mostrei uma maneira melhor de utilizar as taskboards, e tivemos uma discussão muito legal a respeito da importância do “pronto”.

Eles têm 4 times fazendo Scrum – e eles têm impedimentos? Sim, muitos – começando pelo Product Owner, que só agora está começando a entender Scrum, e terminando pela sala onde eles vivem. Mas eles melhoram – e isso conta.

Minhas impressões a respeito da visita de Boris foram as excelentes. Ele ofereceu a nós vários insights muito interessantes, e nos chamou atenção aos pontos em que não estávamos indo muito bem. Agora? Já estamos bem melhores!

Mais algumas fotos:

Tags: , ,

2 comments

  1. […] 24 October , 2008 · No Comments Igor Macaubas translated my article about my visit to Provider Sistemas. So if you are interested to read this in Portuguese. https://macaubas.com/agile/boris-gloger-visita-surpresa-na-provider-sistemas […]

  2. Oi Igor, que surpresa essa visita, heim? Muito legal! Quando puder, conte mais sobre “Ana (CSM) e Igor (Certified ScrumMaster) combinam o melhor do CMMi com Scrum” – como é isso na Provider?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *