Going LARGE by Staying small

Esta semana foi a última semana do RSS, e contou com um evento que foi marcante e excepcional: Workshop de práticas ágeis, promovido pelo C.E.S.A.R. Contamos com palestras do Manoel Pimentel, Danilo Bardusco, Scott Ambler e Boris Gloger. A apresentação de Boris já está disponível no Slideshare, e o mesmo teceu alguns comentários em seu blog a respeito da sua apresentação – que logo em seguida foi feita no 3o encontro do grupo de usuários de Scrum do Recife.

Vou traduzir aqui o post que o Boris fez no seu blog sobre a apresentação, que fala basicamente em escalonamento de Scrum para grandes organizações, ainda gerenciando o trabalho com pequenos times – daí o título da apresentação  – Ficando GRANDE ao continuar pequeno.

Tom Peters clamou – “Tempos insanos clamam por organizações insanas” (Crazy times call for crazy organizations) (The Tom Peters Seminar, 1994). Nós estamos vivendo tempos insanos. A bolha estourou, e riqueza vem sendo destruída em quantidades jamais vistas. Obama tenta ajudar seu país a sobreviver à crise, e uma coisa está absolutamente clara – ficar grande foi um erro!

Ford, GM, Toyota, Chrysler, Siemens, Infineon, Nokia, Sony, todas estão em grandes apuros. Abra os jornais e você ficará assustado.

O que aconteceu? Grandes organizações – como dinossauros – sobrevivem apenas porque são grandes! Podem se dar ao luxo de serem ineficientes, lentas e passivas porque são grandes.

E enquanto o equilibrio no qual existem não muda – eles são reis.

Mas! – Napster e iTunes mudaram a industria da música, e a industria dos jogos foi atingida fortemente pelos desenvolvedores independentes de jogos. A primeira linha de defesa das grandes corporações foi comprar as pequenas. Mas – e se eles não tiverem mais bolsos tão profundos? Não conseguem assimilar as empresas menores, mais ágeis.

O que vai acontecer? Os menores irão sobreviver – e as grandes corporações, como as conhecemos hoje, irão morrer.

Eu fiz esta apresentação ontem na Summer School do C.E.S.A.R. em Recife, e irei fazer a mesma novamente hoje, às 19:00 horas, na SWQuality, no Recife Antigo.

Quando você quiser saber o que você precisa para continuar pequeno ao se tornar GRANDE, esta apresentação pode te dar algumas dicas.

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *