O que eu faço com os under-performers?

Vi esse post no Blog do Boris Gloger, e achei muito bom. Extremamente interessante, este tema foi discutido em uma thread bem recente da lista scrum-brasil. Lá na lista, a discussão foi longa, e várias respostas agregando muito valor foram postadas, mas quando vi esse post no Blog do Boris fiquei meio sem chão. Na minha resposta, falei em colaborar com o funcionário (o under-performer em questão), em dar feedback, técnicas para dar feedback, enfim… E o autor original do post respondeu que já tinha tentado de tudo, mas o cara não melhorava.

Trava língua: tente falar “Blog do Boris” rapida e repetidamente. Duvido você não enrolar a sua língua!

Alguns dias depois do início da conversa, me deparo com este post no blog do Boris Gloger e tenho aquela velha sensação de deja-vu. Para dar mais acesso às pessoas, resolvi traduzir este post muito valioso. A razão pela qual não traduzi o termo “Under-performers” é porque não há uma maneira muito clara de se referir à isso em português. Em suma, significa uma pessoa que não está comprometida, que não se esforça, e termina atrasando a velocidade do time como um todo, pois a velocidade do time é sempre determinada pelo seu membro mais lento. Vamos à tradução:

Despeça alguém hoje! é um ótimo livro escrito por Bob Pritchett sobre empreendedorismo. Eu gostei dele, por ter tem um título muito provocativo, e algumas idéias muito contra-intuitivas. Despedir alguém quando ele não têm atingido a produtividade desejada, ou não quer trabalhar da maneira que eu quero foi uma lição que tive que aprender durante os últimos anos. Aprender que demitir alguém era ok, aceitável, foi importante para mim. A coisa boa é – as pessoas que eu despedi sempre terminaram em novos cargos/posições muito bons. Eles terminaram sendo mais felizes do que nunca.

Essa lição também me ensinou a ser um Scrum Master melhor. Porque?! Eu entendi que às vezes, a melhor maneira de aumentar a produtividade de um time é se livrar de alguém que bloqueia o time. Não me levem à mal – despedir alguém não é a minha primeira estratégia para agir quando alguém não se aplica. Mas é uma opção.

Veja o original, em inglês, aqui.

Tags: , , ,

1 comment

  1. […] Despeça alguém hoje! é um ótimo livro escrito por Bob Pritchett sobre empreendedorismo. Eu gost… […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *