Vivendo no limite: como desabilitar o System Restore no Windows Vista?

Após pesquisar sobre o System Restore e sua fome por espaço em disco, resolvi verificar como desligar o recurso para valer. Isso significa que não será mais possível “voltar” o estado do seu computador para um estado anterior, e pode também significar a perda de todos os seus arquivos, caso você não tenha feito backup, desabilitado o System Restore e sido pego por um vírus/pau no Windows.

Os ganhos em desabilitar o System Restore não são tão grandes assim: apenas um pouco de espaço no HD, e uma leve (mas leve MESMO) melhoria de performance na instalação de aplicações. Talvez desabilitar o System Restore não seja uma idéia muito boa – eu não recomendo. Se o seu problema for utilização de disco, veja o meu artigo que ensina a reduzir o espaço utilizado pelo System Restore. Mas, caso você realmente deseje, o procedimento é bem simples. Vamos ao passo a passo:

Digita ‘System’ ou ‘Sistema’ na parte de busca do menu iniciar (ou clique com o botão direito no ícone do computador e escolha propriedades).

Agora clique no link que diz proteção do sistema, ou systema protection:

Você vai ver checkboxes ao lado dos diferentes discos:

Ao desabilitar todos os checkboxes, clique no botão “Desligar a restauração do sistema” ou “Turn-off system restore”.

Pronto. Agora o System Restore está desabilitado. Viva perigosamente!

1 comment

  1. pow cara, muito obrigado! o notebook aqui em casa fica dando isso direto . vlw =D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *