Windows Vista: Modifique a quantidade de espaço utilizada pelo System Restore e ganhe espaço livre!

O Windows Vista possui um recurso muito útil e interessante, que é o System Restore. Esse mesmíssimo recurso já me salvou algumas vezes (e em outras me deixou na mão, mas merda acontece). Sendo usuário do Windows Vista há cerca de 1 ano, percebi que o espaço livre do meu HD diminuia num ritmo muito maior do que eu instalava programas novos ou acumulava músicas e fotos no meu PC. Foi quando me atentei para o System Restore.

Na configuração padrão, o System Restore do Vista pode “comer” até 15% do seu HD. Em um disco de 200GB, como é o meu caso, isso significa que, após alguns meses de uso, cerca de 30GB do meu disco seria consumido pelo System Restore, o que é um exagero.

Mas o que fazer para limitar esse voraz consumidor de HD? No Windows XP, era bem simples: bastava arrastar uma barrinha nas propriedades do sistema, e pronto. Infelizmente, em nome da usabilidade (?), facilidade de utilização (??) e beleza da interface (????), esse incrívelmente simples recurso foi removido no Windows Vista. E agora?

Para poder mudar a quantidade de espaço utilizada pelo System Restore, é necessário apelar para uma ferramenta linha de comando chamada VSSADMIN (Volume Shadow Copy Administrative Command Line Tool, nem me atrevo a traduzir isso para português).

Para poder abrir o VSSADMIN, é necessário abrir o prompt de comando com direitos admnistrativos. Desculpem, mas meu Windows Vi

sta é em inglês, então os screenshots vão em inglês mesmo. Mas vamos lá: no menu Iniciar, digite “cmd” (sem as aspas hein?) na parte de Busca. O primeiro resultado deve ser o cmd.exe, ou o Prompt de Comando. Se o UAC estiver habilitado (se você quiser desligar o UAC, clique aqui e veja como), clique com o botão direito e selecione “Rodar como administrador”.

Start Menu

Uma vez no prompt de comando, podemos explorar as diferentes opções de configuração do VSSADMIN usando o comando vssadmin /?. Mas vamos ao que interessa, ok?

Para ver quanto espaço do seu HD o vista está alocando para System Restore e o limite máximo ao que ele pode chegar, digite vssadmin list shadowstorage e depois pressione enter. A saída deve ser semelhante a que segue:

vssadmin

Caso você deseje modificar a quantidade de espaço que o System Restore pode utilizar, o formato do comando é o seguinte:

vssadmin resize shadowstorage /on=[drive letter]: /For=[drive letter]: /Maxsize=[maximum size]

O parâmetro Maxsize deve ser maior que 300MB (é o mínimo que o Vista aceita) e o comando aceita os seguintes sufixos para tamanho de espaço: KB, MB, GB, TB, PB e EB (PB = Petabytes e EB = Exabytes – não sei porque alguém utilizaria tanto espaço no System Restore!).

Por via de regra, eu recomendaria um mínimo de 2GB e um máximo de 10GB do HD reservados para o System Restore. É um preço justo a ser pago pela comodidade e segurança desse recurso. Vamos à receita de bolo:

vssadmin resize shadowstorage /on=c: /for=c: /Maxsize=2GB

Depois desse comando, a saída deve ser semelhante à seguinte:

vssadmin

E após a execução desse comando, o espaço livre extra liberado já pode ser verificado instantaneamente no Windows Explorer. Pronto!

Fontes:
Change the amount of space used by System Restore

24 comments

  1. Valeu pela Dica!!!!! meu Vista estava utiliazando 13gb!!
    e eu nem sabia onde tava sendo utilizado todo esse espaço!

  2. Pó!!!! Maravilha de tuto esse!!! O meu Vista estava utilizando 22GB e eu já pensando que era algum vírus. Valeu Igor! Parabéns pelo blog!

  3. Cara esse tuto salvo minha vida, essa %$##@%$#% de system restore tinha comido mais de 20GB do meu hd q ja e pequeno, depois q eu li esse tudo, consegui salvar!
    Vlw nota 10 esse tuto, t++

  4. Opa, blz cara..

    to aqui para agradecer pelo belo tutu, ai me ajudou muito, tava procurando por uma solução a um tempo para isso e nem achava, mais agota ta tudo blz com esse tutu.
    Valew mesmo cara, tudo de bom pra ti
    Fica com DEUS
    precisando tamos ai.

  5. 23gb a menos xD

    Valeu!

  6. muito obrigada pela dica..
    estava preocupada já..!!!
    valeu mesmo.. ajudou demais..
    obrigada mais uma vez.!!!!

  7. Opa, amigo, valeu pelo tutorial. Vou copiar e testar hoje no PC de casa. Instalei o Vista fim de semana e estava ficando preocupado com a perda rápida de HD. Até mais.

  8. Oi! Grata, mui grata pelo tutorial!!!! Não sabia mais o que fazer com tantos gb desaparecendo! rs
    Abraços e sucesso! 🙂

  9. Tchê loco, brigadão ae tu é foda. Sucesso pra vc.

  10. Olha só, fiz como vc disse e apareceu a seguinte msg:
    Falha inesperada: falha catastrófica
    quando digitei vssadmin list shadowstorage
    Tem alguma dica?
    Obrigado

  11. Finalmente achei alguma coisa sobre o assunto…e realmente funcionou, mas fiquei espantado, o meu apareceu algumas coisas diferentes como, tenho um hd de 500gb e onde o seu aparece 216MB o meu apareceu 61GB
    fiz o que vc disse e realmente, de 80gb usados no hd caiu para 19gb…realmente assustei, mas se continuar funcionando ta valendo, haha..valeu
    abraços

  12. Cara, tava nessa mesma preocupação sua com o meu hd…
    Acabei de recuperar 43Gb!!!!!!!!!!!!!
    Valeu!!!

  13. desabilitei o UAC, mais quando coloco o comando vssadmin resize shadowstorage aparece: No intens found to satisfy the query..
    e agora.. meu HD ta transbordando.. hehe

  14. Olá,

    Realmente essa matéria é de muita importância… Gostaria de aproveitar e tirar uma duvida referente a ela… Na minha máquina o sistema reservou 20 GB para arquivos de sombra e já usou 19 GB… Minha intenção é reduzir esse tamanho para 10 GB… Se eu fizer isso, qual o risco, já que eu estaria apagando um espaço que está sendo usado… Eu teria problemas por exemplo com os pontos de restauração do sistema??? Entendo que não teria problemas se eu tivesse 20 GB reservado e estivesse usando 8 GB desse espaço e quisesse reduzir para 10 GB…
    Desde já agradeço,

    Max

  15. Opa Max, não tem problema nenhum, ele vai apagar sim 9GB de arquivos no seu caso, mas ele sempre apaga os arquivos mais velhos… ou seja, sem problemas!

  16. Olá Macalendas,

    Muito obrigado!!!

    Forte abraço,

    Max

  17. Valeu/ ÓTIMA DICA!

  18. MtooOO bOAAAAAAAAAAAAA Eu já nao sabia mais o que fazer estava indo mt depressa meus gb já estava em 4.25 sendo que ele é de 31.1 parabéns pela materia ótima!

  19. Valeu cara,
    Essa dica foi de alto níel.
    Pelos outros comentários, vi que funciona também.
    Mas ainda tenho um problema relacionado e, talvez possa me ajudar.
    Estou com a partição “C” totalmente comprometida e provocando mal funcionamento (na instalação, defini 18GB para o Vista e programas, mas já se ocupou 17,7GB sem explicação lógica para isso. Daí recorrer a sua dica). Desabilitei o UAC e fiz todos os passos que você sugeriu várias vezes, como administrador, mas no prompt só obtive saídas como:

    “vssadmin 1.1 – Ferramenta de linha de comando administrativa de cópias de sombra de volume …

    Nenhum item que atenda a consulta encontrado (ou)
    Erro: Comando inválido.”

    Se puder me dar uma ajudazinha complementar, agradeço muito.
    Abçs, Cláudio

  20. Nossa
    thanks a lot,
    o meu hd de 220gb
    e tava usando 53gb pra isso O.o!

  21. kkkk e eu estava ate pensando em trocar o disco rs… um grande abraco me ajudou muito! obrigado!

  22. Brother salvou meus pcs ! um era win 7 e ganhei 5 gb de memoria , no xp quando vc falou q era so arrastar a barrinha eu tentei e ganhei 5 gb tb ,parabéns pelo tuto

  23. Otimo tutorial..

  24. Salvou minha vida, muito obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *