O que as organizações precisam entender

“Infelizmente alguns times não têm a opção de trabalhar próximos ou não têm as paredes onde colocar os cartões. As organizações precisam mudar, e entender que usar Scrum é mais do que ter um product backlog, fazer release e sprint plannings, ter sprint reviews e retrospectives e reuniões de daily scrum. – Daniel Wildt”

 

O que é uma organização? A definição que eu mais simpatizo – neste ponto do tempo – é a ideia de Nklas Luhmann: uma organização é a sua comunicação. Ou, para ser mais direto:

“A comunicação dentro do sistema de uma organização é a organização.”

Não ter nenhum quadro-branco, ou paredes não é o problema da organização, o problema real por trás disso é uma gestão que não entende que o seu objetivo principal é entregar um ambiente que suporte o propósito da organização. Se o propósito da organização é entregar software, e a melhor maneira para fazer isso é, por exemplo, Scrum, então eles precisam construir uma organização que suporte o seu time em um ambiente Scrum.

Nós – no mundo do scrum, não queremos ver Gestão como um papel chave no Scrum. Nós também precisamos entender que a maioria dos Gestores não estão fazendo o trabalho que eles deveriam, porque eles não conhecem a nova descrição dos seus cargos. Eles são, muitas vezes, especialistas que foram promovidos. Mas eles não são especialistas em construir ambientes para seus times.

Por outro lado, Henry Mintzberg nos mostrou em 1990 no livro “O trabalho de gestão: folclore e fatos”, que a maioria dos gestores não vêm fazendo o que a literatura de gestão os diz para fazer. De fato, eles não têm trabalhado em estratégia, eles não planejam o que é melhor para a organização, eles não trabalham com seus times para melhorar as habilidades dos seus times. A maioria dos gestores é consumida em atividades do dia-a-dia que são muito curtas, onde eles têm que tomar decisões muito rápidas e onde eles recebem muita distração.

Eu já fui capitão de time, gestor do departamento de desenvolvimento de software, gerente geral de uma empresa e já ví gestores demais com trabalho demais em suas posições. Então, acredito fortemente que a observação de Mintzbergs está correta.

Eu trabalhei com Product Owners esta semana – eles fazem de tudo, mas não trabalham em sua visão do produto. Eles não falam que esse trabalho não seria importante, eles veêm que é uma parte importante. Então porque eles não trabalham nisso? Porque consome muito tempo. Tempo que eles não têm! Eles têm normalmente entre 50% a 60% do seu tempo agendado por outras pessoas – reuniões, trabalhos, etc. Eles não estão no controle do seu tempo.

Então, o que isso significa é que ScrumMasters em todos os níveis precisam ajudar gestores a re-imaginar as suas funções a mudar a forma como a gestão funciona.

Este é o desafio real para os ScrumMasters nos próximos anos.

Tradução livre do artigo “Organisations need to understand”, do BLOG do Bóris Gloger.

Fonte: http://scrum4you.wordpress.com/2008/06/30/organisations-need-to-understand/

Tags: , ,

1 comment

  1. […] by Boris Gloger in Scrum. trackback My blog entry: “Organizations need to understand” has been translated to Portuguese. Incredible. Many thanks to […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *