iPhone 4S e a sua péssima bateria – como resolvi

No dia 15 de Dezembro as 23:00 horas, 1 hora antes da data oficial do lançamento do iPhone 4S no Brasil (16/12), lá estava eu com a minha mulher, na loja da Vivo do Barra Shopping, para o coquetel de lançamento do aparelho. Resolvi comprar o iPhone 4S para atualizar o iPhone da minha mulher, que ainda estava com um 3GS, e também porque eu não poderia ficar sem o novo aparelho 😛

Após enfrentar cerca de 3 horas de peregrinação, eu era o mais novo proprietário de um iPhone 4S de 32GB! E foi aí que o meu pesadelo começou: logo no primeiro dia, eu já estava extremamente incomodado com a performance da bateria. Mas tudo bem, primeiro dia com o telefone, é normal que a bateria quando nova tenha uma performance cerca de 40% inferior da sua performance após 3 cargas completas… enfim.

Mas o que eu esperava não aconteceu. Mesmo após 3 dias de uso, e 3 cargas completas, eu continuava experimentando uma performance horrível de bateria. Em média, cada hora em stand-by, sem uso algum do aparelho, me custava 10% de carga. Recorri aos forums da Apple, e descobri várias dicas interessantes, que conseguiram melhorar significativamente a vida da minha bateria. São elas:

Notification center: desative tudo que você não precisa

Desabilite todas as porcarias que você tem no seu notification center que não servem de nada. O widget de bolsa de valores é um bom exemplo: no Brasil é totalmente “para inglês ver”, pois não serve absolutamente para nada, a não ser que você seja o Eike Batista e tenha ações nas bolsas dos EUA. Deixei no meu notification center só as apps que eu realmente uso e quero receber notificações. Todas as demais levaram um off. Tentei não ficar muito paranóico, pois se você sair desabilitando tudo seu iPhone vai virar um iPod que liga. Deixei as notificações de Twitter, Facebook, Path, Instagram, todas ativadas. Só desliguei as que realmente não uso mesmo – por exemplo, para que o jogo InifityBlade2 precisa mandar uma notificação pra mim? Para nada! Sumi com ele.

notification-center

Deixei somente o que importa no notification center (App Settings, depois opção ‘Notifications’).

infinity-blade2

Desativei sem piedade as bobagens.

Location services: desative algumas coisas que você não precisa, mas não sabe.

Pelas pesquisas que fiz nos forums da Apple, do mesmo jeito que existem várias apps que usam notificações em vão, existem várias apps que usam Location Services em vão. E ficam sugando a sua bateria em vão também. Então, é bom desativar essas bobagens. (app Settings, opção ‘Location Services’):

Location-services-1

Desative os locations services das apps que você não precisa.

Mas o que faz a maior diferença mesmo é lá no final dessa tela, na opção de System Services. Nessa tela, pode desativar sem medo de ser feliz as seguintes opções:

– Diagnostic & Usage: para enviar suas coordenadas de localização quando um crash de alguma app ocorrer. Ou seja, para nada além de sugar sua bateria.

– Location Based iAds: para exibir anúncios do tipo ‘Solteiras procurando por uma noite quente no Rio de Janeiro’. Ou seja, para nada além de sugar sua bateria.

– Setting Time Zone: esse é até útil. Se você viajasse todos os dias para locais com fuso-horários diferentes. Ou seja, para nada além de sugar sua bateria. Esse aqui eu ainda ativo, quando viajo, para o iPhone ajustar o horário automaticamente. E uma vez o horário ajustado (não demora mais do que 5 minutos), vou lá e desativo de novo.

location-services-2

Siri: desative a função raise-to-speak

Também descobri que o Siri tem uma funcionalidade um tanto interessante: raise to speak. Essa funcionalidade permite que o Siri seja ativado pelo simples movimento de levar o iPhone à orelha. Para fazer isso, um sensor de proximidade, que utiliza infra-vermelho, é ativado toda vez que a tela acende. E esse cara parece ser o grande vilão da história. Desative a funcionalidade sem pena, ou desative o Siri como um todo se você não precisa dele.

siri

 Desative a função ‘raise to speak’

Notificações individuais das apps: desative as que você não precisa.

Essa é meio chatinha de se configurar. Vá na App Settings e vá de uma a uma nas configurações de todas as apps que você tem instaladas no seu iPhone. Procure por apps que são muito ‘fominhas’ por push notifications. A do Facebook é um bom exemplo: tem 10 eventos diferentes de notificações push. Isso consome uma bateria incrível. Desative tudo que você não precisa. Na app do Facebook, por exemplo, só deixei o Push ativo para Mensagens, Posts na minha Wall e Solicitações de Amizade. Todo o resto não é importante o suficiente para que eu receba uma notificação Push. Essa parte é chata porque você tem que ir de um por um, mas tenha em mente que por mais sutis que sejam, notificações push são intrusivas e interrompem você.

push-facebook

Desative todo o lixo de notificações que o Facebook tenta empurrar

Depois disso tudo…

… a vida útil da minha bateria voltou a ser como era na época do iPhone 4. Chego no final de um dia de uso moderado ainda com 50% da bateria. Num dia de uso intenso, 20%. E, não perco mais do que 5% de bateria numa noite de 10 horas (média de 0.5% de descarga por hora). Um bom indicador para saber o quão bem anda a sua bateria é indo lá na app Settings -> General -> Usage. Lá você vai saber à quanto tempo de uso (uso = tela acesa, não necessariamente navegando ou falando ao telefone) e a quanto tempo de standby você submeteu o seu aparelho. No momento em que eu escrevia esse artigo, estava com o seguinte cenário:

usage

51% de bateria restante, quase 20 horas após a última carga. Nada mal.

Algumas outras dicas para prolongar a vida útil da sua bateria:

Não deixe muitos programas rodando em background. A maioria deles acaba com a sua bateria. O Twitter é um grande ladrão de bateria quando fica em background.

– Dê pelo menos um ciclo de carga completo por semana. Deixe sua bateria descarregar até o iPhone desligar. Use até o osso mesmo. Depois, plugue no carregador de parede (na tomada) e deixe carregar até os 100%, mas de preferência procure deixa-lo ligado pelo menos 2 horas (mesmo que ele atinja os 100% de carga antes desse tempo, deixe ele ligado um pouco mais). Se puder ser de um dia para o outro, melhor ainda.

– Deixe poucas contas de email e calendário configuradas. Aprenda a usar a funcionalidade de foward, e deixe no máximo 2 contas de email e calendário configuradas no seu iPhone. Mais do que isso e a sua bateria começará a ser sugada para manter tudo sincronizado. Também procure evitar usar contas exchange – vi relatos de que ele é muito mais ‘gastão’ do que as contas de Gmail, Hotmail e iCloud.

Particularmente, eu não gosto de desabilitar notificações push e nem reduzir demais as configurações de sincronismo. A mágica do iPhone está justamente na velocidade da coisa. Tenho amigos que configuram as contas de email para fetch manual, de 1 em 1 hora, e desabilitam absolutamente todas as notificações push. Acho isso exagero. Com certeza a bateria dele deve durar umas 3 ou 4 horas a mais do que a minha, mas na minha opinião o trade-off não vale à pena.

Tags: , , , , ,

51 comments

  1. Discordo do título do post. Acontece que o iOS 5 oferece um enorme conjunto de funcionalidades que podem e devem ser utilizadas de forma inteligente para proporcionar uma autonomia interessante da bateria para o iPhone.

    Como você mesmo deixou claro no texto, trata-se de configurar de maneia adequada o sistema.

    Inclusive acredito que o iPhone oferece um dos melhores desempenhos de bateria dentre todos os smartphones mais avançados hoje disponíveis no mercado.

  2. Como vc fez isso? O meu consegue 2 horas e meia até 50 %

  3. Nesse momento (seg 16/01 às 9h39) o status da bateria do meu iPhone 4S é o seguinte: Uso 3h20, Em Espera 1 Dia, 20 horas.

    Não tem mistério basta deixar ativa as notificações e ser. de localização ativos apenas para as apps que você realmente você usa. Configurar obter dados (Mail, Contatos e Calendários) via Push e ativa consulta à cada hora para serviços que não suportam Push.

    Se o sinal da sua operadora não é grande coisa (ou você passa um bom tempo em áreas onde a cobertura não é boa), desative a data e hora (Fuso Horário) automática. Isso ajuda bastante.

    Não é preciso cortar tudo, apenas deixe ativos os recursos das apps que você realmente usa.

  4. Só mais uma coisinha, mantenha o seu iPhone sempre carregado. Chegou a 40% ou 20% de carga, conecte-o para uma carga completa. Enjoy.

  5. Muito bom, espero que melhore o desempenho da minha bateria. Carreguei ela de um dia para o outro e apenas 1 hr após tirar da tomada já tinha perdido 10% da bateria.

  6. Depois de ler o post e os comentarios segui as recomendações, e nesse exato momento, meu iphone 4s está 16 horas em stand by, 4 horas e meia de uso, e com 62% de bateria, um grande avanço pra mim pensei que estava com defeito sei la, muito obrigado.

  7. boas
    eu tenho o iphone 4s e ultimamente deixo o a carregar toda a noite e nunca carrega ate aos 100%, ja restaurei e reiniciei e continua na mesma alguem pode ajudar?

  8. Aura, observe que o indicador chegará a 100% sim, mas se você deixar o iPhone (MacBook, iPad, iPod Touch) conectado do muito tempo ele retornará a 99%. O sofisticado sistema de gerenciamento de energia destes equipamento fazem isso (carregam e descarregam um pouco a bateria) para garantir maior longevidade da bateria.

    Aproveitando, após o iOS 5.1.1 resolveu completamente a questão de autonomia trazida com a versão 5. Portanto se você ainda enfrenta algum problema sugiro que verifique a configuração de uso de notificações e geolocalização das apps instaladas.

    Conexões via rede 3G e uso de GPS são os dois principais “vilões” no consume de bateria de smartphones e tablets de um modo geral.

  9. Excelentes dicas e informações!! Eu estou com o mesmo problema (bateria), agora vou tentar colocar tudo isso em pratica, super obrigada!

  10. Muito bom me ajudou bastante, a partir de agr meu iPhone esta com 49% de bateria. Uso: 5 horas e 4 min. Em espera: 13 horas e 31 min e meu iPhone tbm e 4s !

  11. Ótimo texto, obrigado pela ajuda!

  12. Ola,comprei meu iphone faz 1 semana e estou percebendo isso, esta com 41 minutos em uso e 54 em espera,o que significa em espera?

  13. O que fazer? já troquei o cabo do meu iphone duas vezes,porque aparece não compatível com o acessório e agora só carrega 20%,apenas o tempo de sair do vermelho e para…
    O que devo fazer,tbm fica quente o carregador…

  14. É verdade que se carregarmos o Iphone no computador a qualidade da carga melhora muito?

    Antonio Souza

  15. Não, isso não tem qualquer fundamento.

  16. Olá, ganhei um Iphone 4s ontem , liguei ele para ver se estava tudo certo, e o usei mesmo sem o chip para abaixar os aplicativos, usei ele normal, e estava tudo certo. Pela manhã meu pai viu que o Iphone estava ligado, após o horário que eu acordei o Iphone estava desligado, Coloquei ele na Tomada para carregar, e ele nao ligava do mesmo jeito, Fui ao uma assistencia técnica da vivo e me disseram que eu deveria dar uma carga de 12 horas para ele ligar, é verdade? Obrigada Rafella !

  17. Rafaella, não precisa de nada disso. Apenas não havia energia para o armazenamento de reserva dele.

    Sim, faça uma carga completa, para evitar o problema novamente. Quando ocorreu, bastaria por ele na tomada por uns 10 minutos e se não ligasse, pressionar simultaneamente o botão Home e Sleep/Wake até que ele ligasse.

  18. Estou com uma dúvida que esta me acabando, estou para comprar um iphone 4s, gostaria de saber se vocês, eu uso muito o google latitude tanto para informar minha localização quanto para verificar a região aonde vou(essa segunda parte é realmente rara), gostaria de saber se só usando o pacode de dados e o gps eu vou ter problemas com a bateria?…também converso muito no celular, umas 4 horas por dia. Abs

  19. ganhei meu iPhone essa semana com o iOS 6, e vi na internet que o desempenho da bateria não é tão bom.. se tiver consumindo bastante vou fazer isso aí que você disse, parece ajudar bastante. valeu, abraço!

  20. Meu iphone morreu a bateria ontem,então liguei ele na carga e ele não sai dos 25% de bateria,e quando o retiro da carga ele desliga. Alguém pode me dar uma dica do que eu faço?

  21. Eric de Marques Rodrigues

    Gostei muito das suas dicas, estou tentando segui-las, no meu caso uso o google latitude direto aqui, porém mesmo assim, fazendo o que você passou, a bateria fica com 60% ou 50% até o final do dia, pra mim isso já muito bom, uma outra coisa que fiz com comprar uma capinha de celular com bateria externa, ela me garante mais 52% de bateria, caso eu precise…valeu pelas dicas, ainda tentando aplica-las aqui, porque a minha versão do IOs já é a 6.01 e as posições das coisas são um pouco diferentes, mas tô indo.

  22. Depois de muito pesquisar na internet sobre o consumo da bateria do iphone, vou dar uma dica como a experiência que tive.
    DICA:
    CARREGUE SEU IPHONE COM A PARTE DE TRAZ EM UMA CERÂMICA DO CHÃO DE SUA CASA, SE TIVER UMA BANCADA DE MÁRMORE MELHOR. Depois que fiz isso, a bateria carrega bem frio e mantém o celular em uma temperatura ideal.
    O carregamento dura,no meu caso, de 75% á 80% a mais.Durava,no meu caso, 21 horas e agora dura 38 horas. ESPERO QUE SEJA ÚTIL.

  23. Boa tarde, adorei todos os comentários, tirei muitos dúvidas e sobre tudo irei fazer as dicas acimas, porém tenho mais uma dúvida, eu tenho muitos app no iphone 4s, muitos aplicativos mesmo, será isso interfere na bateria, será que deve desinstala-los?

  24. Olá! Boa dia!
    Comprei o Iphone 5 a 3 asemanas, e na primeira, a bateria estava “normal”, uma semana pra cá, está comendo mesmo, tiro da tomada e depois de cinco minutos já está com 96%. Fiz todas as dicas que indicou a cima, porém continua a mesma coisa. O que pode estar acontecendo? Tem mais alguma dica?
    Obrigado!

  25. Caique Nascimento

    O meu está com 17% de Bateria agora – 7horas de uso — 13hrs em Espera. Péssimo Néh???

  26. Siga as instruções de carregamento da Apple. Os iPhones usam baterias recarregáveis de íon de lítio. Esse tipo de bateria tem um número limitado de ciclos. Um ciclo total de carga é completo quando a bateria é usada 100% e também carregada 100%. A cada ciclo de recarga total, diminui a duração da bateria. Algumas assistências técnicas estimam a vida útil da bateria em 300 a 400 ciclos. Ou seja: se você deixa seu iPhone ficar totalmente sem energia todo dia, em mais ou menos um ano terá de trocar a bateria. Vá carregando aos poucos o celular, à medida que usar

  27. Péssima bateria!? KKKKK não me faça rir! Vendi meu 4S para trocar pelo 5 e estou usando um Nokia de flip q só faz ligações, ele dura 3 dias só para falar! Nem consigo mandar sms de tão horrível que é digitar….

    Usei meu 4S por 1 ano e 3 meses e durava cerca de 1 dia a 1 dia e meio e era feliz e não sabia! Então para de achar pelo em ovo!

  28. Germano Boides

    Nossa me ajudou muito, muito obrigado!!!

  29. como faço para usar todo o espaço do meu iphone porque ele é 16g mas fala q só tem 13.5 entao cade o resto de memoria e tambem com faço para nao aumentar aquele espaço escrito (outros ) na barra do itunes????me ajuda!!!! obrigada

  30. alx, o espaço de armazenamento disponível para o usuário no iPhone corresponde à capacidade de armazenamento do aparelho menos o espaço ocupado pelo sistema operacional, como em qualquer dispositivo. Não entendi o que você quis dizer com: “com faço para nao aumentar aquele espaço escrito (outros ) na barra do itunes?” Poderia ser mais específico(a)?

  31. Willian Meneses

    Comprei meu iphone ontem na loja da apple. já vou pegar essas dicas para aplicar nele. VLW pessoal.

  32. Jean Mikoleit

    kra, segui a dica do Alan e é excelente, funcionou 100% no meu iphone 4s, agora sempre carrego ele ele em uma superfície fria e a bateria dura mto mais…parece mentira mas, conectei ele no wifi durante 2 horas e perdeu soh 4% de bateria, sem contar tb q desativei um monte de pushs q não uso…mas, antes só durava 1 dia utilizando bem, mas, agora dura quase 2 dias…e se não usar mto 3 dias!!!

  33. oi tenho um iPhone 4g mais quando eu coloco ele pra carrgar a bateria ele carrega apenas os primeiros 4% depois não carrega mais o que eu faço?
    obrigada..

  34. Meu iphone 4S não carrega se não estiver desligado. Quando ele está com pouca bateria e eu conecto seja no computador ou na luz, ele não carrega. Se eu desligar ele aí ele começa a carregar. O que devo fazer?

  35. Meu Deus, e eu achando que meu iphone que é novinho (só tem 3 dias de uso) estava com a bateria viciada!!! haha… Acabei de configurar meu iphone como vc sugeriu no post… Espero que funcione porque meu iphone até sem usar internet, está perdendo 1% de carga só de destravar ele para mexer em algo! To meio desesperada… ficando paranoica… Eu te mandei um inbox no face, Igor Macaubas. Vai no inbox e depois em “outros” que minha mensagem vai estar lá… Não estou achando esse “Siri” no meu iphone… queria achar pra desativar tbm! Pq do jeito que a bateria está gastando, tudo que der pra desativar quero desativar… senão ninguém aguenta. heauheauhea

    Obrigada pelo post! Espero ser útil para minha bateria.

  36. antonio marcos

    Bom dia!
    Não achei essa opção ” Notificações individuais das apps: desative as que você não precisa.” me ensine o caminho certo para chegar..

  37. Estou com problema no meu iphone 4, dpois de atualizar para o iOS 6.1.3, ele não segura mas carga. Entrei em contato com a apple e tb não resolveram nada. Desativei todo que consome bateria e meu cel continua consumindo a bateria mto rápido, ñ sei mas o q fazer. Alguém tem alguma dica?

  38. Pode me encaminhar um e-mail explicando como devo carregar o iPhone? Não entendi bem. Estou na terceira recarga, deixo acabar toda a bateria e recarrego. Estou errada? Agradeço!

  39. Estou com um problema! Meu iphone 4s não esta carregando e nem sendo reconhecido no pc. Na noite de ontem ele carregou normalmente, hj pela tarde fui carregar mais nada aconteceu. Descobri que ele só carrega agora desligado!
    O que fazer?
    obrigado!

  40. Olá. Meu Iphone 4 descarregou a noite, deixei ele carregando e esqueci só desconectando de manhã. Fiz isso umas três vezes seguidas pq não tinha tempo de dia. Carregar demais prejudica a bateria??

  41. Tenho um iphone 4s, a minha bateria dura em media de 3 à 4 horas, mesmo depois dessas digas. Uso muito o 3G, queria saber o tempo de duração da bateria de vcs e se isso é normal?!

  42. Oi, queria que você me explicasse o corrreto pra carregar a bateria do meu iphone 4. Eu espero ele ficar com a bateria vermelha abaixo de 20% pra poder conectar ao carregador estou fazendo errado ?

  43. meu 4s esta durando 4 hrs ligado , com a net ativada,to ficando louco, ele não sai ta tomada :X me ajudemmmmm !!!!!quero desativar tudo

  44. adorei a dica pois o meu tambem estava descarregando muito rapido e agora melhorou muito obrigado

  45. Olá, também tenho um iphone 4s, devo deixar meu iphone desligar para colocar a carregar ou quando estiver 10% já coloco a carregar? Posso mexer nele enquanto estiver carregando? Não vicia a bateria?

  46. Boa tarde

    tenho um iphone 4, entrou agua na parte da conexão da bateria, levei na assistencia eles trocaram a bateria e antioxidaram o conector, porem agora ele so carrega na tomada, superaquece carregando e se usar por uns 15min direto ja começa a aquecer e o pior a bateria cai 1% a cada 2min aproximadamente….. alguem ja passou por isso, alguma dica doq possa ser feito? Pensei no banho quimico mas me disseram que corro o risco dele parar de vez. Agradeço desde ja.

  47. Crisley Fernando

    No meu iphone 4,tenho muitos jogos,6 acho,passo meu maior tempo do dia jogando,quando carrego ele até chegar ao 100% tiro,e começo a jgr,ele n dura nem 1hr acho,descarrega mt rapido,e como vi ali nos comentarios tem gente q passa 20 a 38 hrs com iphone carregado usando ele,oq faço?

  48. Paulo Oliveira

    boa tarde,

    tenho um iphone 4, ele não esta carregando direito, ele caiu duas vez e o cabo não é o original, seria esse problema? ou é porque ele caiu?

  49. boa tarde…
    utilizei meu iphone 4s normalmente ontem, hoje ele descarregou geral e agora não liga mais.. o que faço ?
    a bateria dele também estava acabando muito rápido.
    me ajudem!!!

  50. Conecte o cabo de energia ao aparelho com o carregador ligado na tomada, aguarde por volta de 5 minutos, se ele não ligar pressione simultaneamente os botões Ligar/Desligar e Home, e mantenha pressionado até que apareça o logo da Maçã.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *