Penalidades por atraso nas reuniões de Daily Scrum

Os maiores problemas quando falamos sobre as reuniões de Daily Scrum são assiduidade e pontualidade. Brasileiro, em geral, tem um problema incrível quando falamos em horários. É muito raro chegar à uma empresa e ter uma reunião marcada começando e terminando no horário certo. Na realidade, até retiro o que eu disse. Não só Brasileiro, mas em qualquer país é difícil conseguir fazer as coisas acontecerem no horário certo (ok, em alguns mais difícieis, em alguns menos…) – Mas em geral, o ser humano tem um “coeficiente” de procrastinação altíssimo…

Vendo este cenário, já rolaram na lista Scrum Development, do Yahoo! Groups, inúmeras discussões a respeito do tópico. O que fazer para garantir a realização das cerimônias no horário certo? Quais penalidades aplicar aos atrasados/ausentes?

O James Brett, do site ScrumMaster.com.au, escreveu um artigo bem interessante sobre essas penalidades para os atrasados – que traduzo aqui pois acredito que será de grande ajuda, pois pelo menos a mim o artigo ajudou bastante. Vamos lá:

Penalidades de atraso nas daily Scrums

Um componente chave do processo do Scrum é a reunião diária, o Daily Scrum. Esta reunião deve acontecer no mesmo local/horário todos os dias, de preferência próximo ao espaço onde o time trabalha, onde o taskboard do time fica. Cada membro do time responder à três perguntas nesta cerimônia:

  • O que você fez desde a última reunião?
  • O que você vai fazer até a próxima reunião?
  • Você tem algum impedimento?

O daily scrum permite que o time entenda o que cada membro está fazendo, e é essencial para o trabalho em equipe necessário para a entrega da Sprint. Eu já experienciei também um time que quis adicionar uma quarta questão à lista das três acimas, que era “Qual a sua confiança (nota de 1 a 10) de que o time irá entregar o objetivo da Sprint?”. Isso ajuda o ScrumMaster à identificar problemas escondidos no time.

Da mesma forma, é usual que o time escolha as penalidades por atraso para os membros que, ou chegaram atrasados na daily scrum, ou não compareceram à reunião. É essencial que o time decida a sua própria penalidade, e quais “desculpas” são aceitáveis para chegar atrasado (se houver). Um dos meus times passou por este processo recentemente, e como um time chegou a um acordo: qualquer um dos atrasados iria suprir o restante do time com Donuts no próximo dia, como uma forma de “punição”. Aí, um dos membros do time protestou: “eu não vou entrar nessa! E se eu ficar preso por causa de uma solicitação do suporte?”. Então o time debateu mais um pouco, e definiu o que era e o que não era admissível como desculpas por atrasos. Depois disso, todos concordaram que a penalidade deveria ser trazer donuts. Um acordo com 100% de adesão foi feito entre o time.

O ponto importante para lembrar é que o time é que deve chegar à penalidade, e que TODOS no time devem se comprometer com antecedência à obedecer às regras do time e pagar as penalidades por chegar atrasado. Pessoas de fora do time não devem forçar penalidades ou condições no time, pois dessa forma o time não terá mais o compromisso, um princípio-chave em tudo que é relacionado ao Scrum.

Para finalizar, eu estava interessado em ouvir quais penalidades haviam sido implementadas no mundo afora, apenas por diversão. Eu coloquei esta questão no user-group de Scrum do Yahoo! Grupos, e recebi diversas respostas, que combinei com as que eu presenciei e compilei a lista abaixo.

Várias penalidades por atraso

  • Cantar uma música de preferência do time (Noite feliz, My Way, Balão mágico, etc)
  • Donuts
  • Usar orelhas de coelho cor de rosa e brilhantes por 20 minutos
  • Usar um cartão “Eu me atrasei” por algumas horas
  • Pagar uma penalidade de R$ 2,00. Colocar numa caixa selada, e depois de alguns meses, ao abrir a caixa, o ScrumMaster dobra a quantia e o time gasta em conjunto. Se estiver vazia, o Scrum Master parabeniza o time, colocar R$ 100,00 na caixa, e o time decide como gastar a grana: sorvete, pizzas, ingressos para festas, cerveja, uma nova máquina de café, etc.
  • Encher o refrigerador do time com caixas de sorvete
  • Fazer a daily Scrum em um escritório vazio, e trancar a porta no horário combinado para início. A penalidade de perder a Daily Scrum e se sentir de fora do time é tão grande que as pessoas param de se atrasar.
  • Humilhação pública sem pena, com muita risada 🙂
  • Nossos desenvolvedores são muito anti-sociais, comparados ao restante da empresa. Então, quando eles se atrasam, nos forçamos que eles andem por aí e colham relatos de experiência ou melhoria com nossos usuários. Isso só aconteceu uma vez, desde então ninguém nunca mais se atrasou!

Um grande obrigado a todos que responderam a thread original no Yahoo Groups!

Brincadeiras à parte, vale à pena dar uma olhada nas penalidades, e usar esse artigo como um “guideline” sobre como ter sucesso nas suas Daily Scrums.

Boa sorte!

Para o artigo original, em inglês, clique aqui.

Tags: , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *